Powered By Blogger

TICEF 10

Nosso objetivo é publicar notícias e informações sobre as atividades desenvolvidas pelo Grupo 01 do Curso de Tecnologias de Informação e Comunicação no Ensino Fundamental/ TICEF 10, Polo Sete Lagoas-MG.
Quem somos nós? Eliandra, Hermano, Noeme, Thais eTerezinha.
Colaborar em Ação é a oportunidade que temos de atuar sobre o nosso objeto de estudo, estando em colaboração com o outro e garantindo a aprendizagem de forma mais significativa.

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Você sabe pesquisar na Internet ?

Aqui você, encontrará algumas dicas para atingir, para otimizar e filtrar as informações de sua pesquisa na internet. Assim, colocaremos aqui algumas estratégias de pesquisa, bem como algumas formas de utilização das ferramentas de busca como o Google e o Altavista, entre outras. Além de sites que , irão auxiliá-lo neste mar de informações chamado web.
Considerando que o usuário dispõe de conhecimentos básicos para navegar, para realizar uma busca com bons resultados na rede é preciso: 1) Ter em mente quais são as palavras-chaves e sua melhor combinação para encontrar os resultados mais relevantes com respeito ao objeto pesquisado; 2) Conhecer o funcionamento dos mecanismos de busca, suas ferramentas avançadas e as opções que facilitam, otimizam e focalizam a busca nas bases de dados; no caso dos portais, deve-se conhecer seus sistemas de acesso, de indexação e de arquivamento.

Busca dentro de um site: Faz a busca de uma palavra dentro de um site especificado.Ex.: previdência site:www.dieese.org.br - Busca apalavra "previdência" dentro do site do DIEESE.

domain:(domínio) Faz a busca dentro de sites no domínio escolhido.Por exemplo, no caso de busca em ".br", escrever"domínio:br" (sem aspas!)

url:"(palavra)" Busca URL que tem a palavra selecionada no título. Ex.: url:"sociologia", buscará nas em páginas como "http://www.sociologia.de ou http://www.unicamp. br/ifch/depsociologia.htm" Os melhores mecanismos de busca O GOOGLE Atualmente, o engenho de busca com maior abrangência e eficiência é o Google (www.google.com). O Google surgiu de um trabalho de faculdade feito pelos estudantes Sergey Brin e Lawrence Page. O enorme sucesso fez com que a empresa atingisse o valor de mercado de cerca de 20 bilhões de dólares, com mais de 1600 computadores em operação.O segredo do Google é logaritimo que utiliza para apresentar resultados de maior relevância. O índice do Google é tão completo e rápido que, freqüentemente, é mais rápido e fácil chegar a umdocumento pesquisado utilizando esse mecanismo de busca do que visitar a própria página da empresaque gerou e/ou hospeda o documento

Há muitas opções de mecanismos de busca. A escolha dependen do propósito. Se o objeto de pesquisa está relacionado com uma região geográfica ou um tipo de assunto específico, pode-se, por exemplo, consultar o diretório de busca do Yahoo! (www.yahoo.com). O Yahoo é o mais velho dos diretórios daweb, com dez anos de operação. Ofererece um excelente diretório, com informações agregadas por temas, países, cidades, áreas de conhecimento, etc. A vantagem dos diretórios é que os sites listados foram checados e aprovados por "humanos". Sendo assim, a busca for feita através dos diretórios pode apresentar resultados bem diferentes da feita por mecanismos de busca (crawler)

O Alta Vista (www.altavista.com), também oferece uma grande base de dados indexados. Ademais,disponibiliza ferramentas de tradução de páginas, mapas, gerenciamento pessoal de pesquisas, etc. Através do Altavista é possível fazer buscas específicas de arquivos de audio, imagens e vídeo. No casodos arquivos multimediais, é possível definir inclusive formatos específicos dos mesmos.

Para busca multimídia há o All the Web (www.alltheweb.com). Compartilhando banco de dados doAltavista e do Inktome - adquirido pelo Yahoo, assim como a Overture, proprietária do All the Web, esse site está focado para a busca de arquivos de midia. Possui uma interface muito leve e é mais costumizável que seus sites-parceiros. O site alega ter centenas de milhões de arquivos multimídias em seu banco de dados. Os resultados das buscas são muito parecidos com os do Altavista.

Já o Dogpile (www.dogpile.com) é um site de "metabusca" que alega vasculhar "quase 600 mecanismos de busca". A vantagem de usar esse sistema é a de poder consultar, ao mesmo tempo, as bases de dados de outros engenhos como Google, Yahoo, Ask Jeeves, Teoma, About e LookSmart. Os responsáveis pelo site afirmam que o sistema metabusca consegue cobrir 50% ou mais que qualquer outro mecanismo de busca. Como outros engenhos, oferece busca boleana, por frases, língua, data de atualização do arquivo, dentro ou fora de domínios específicos, etc. O ponto negativo é que os resultados apresentados limitamse à páginas de maior relevância de cada engenho (primeira página, com 10 ou 20 links), não permitindo acessar as páginas seguintes. Por outro lado, o Dogpile mostra em uma barra lateral, outras associações do termo ou objeto buscado, o que dá novas pistas para o refinamento da pesquisa.
Os mais utillizados :
Google.com.br
Yahoo.com.br
Bing.com.br
Altavista.com.br
Cadê - br.cade.yahoo.com.br
Uol.com.br
Terra.com.br
Aonde.com.br
Achei.com.br
Acirus.com
Escolha o seu e descubra o mundo !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visitou? Deixe sua mensagem sobre o que você achou desse espaço.