Powered By Blogger

TICEF 10

Nosso objetivo é publicar notícias e informações sobre as atividades desenvolvidas pelo Grupo 01 do Curso de Tecnologias de Informação e Comunicação no Ensino Fundamental/ TICEF 10, Polo Sete Lagoas-MG.
Quem somos nós? Eliandra, Hermano, Noeme, Thais eTerezinha.
Colaborar em Ação é a oportunidade que temos de atuar sobre o nosso objeto de estudo, estando em colaboração com o outro e garantindo a aprendizagem de forma mais significativa.

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Ambientes Virtuais de Aprendizagem: Conceitos e Estratégias de Comunicação.

AUTORIA: TEREZINHA MÁRCIA CARVALHO LINO O acesso às novas tecnologias e a popularização da Internet contribuiu para o grande avanço da EaD. Para que EaD atuasse, de forma efetiva, nesse novo ambiente fez-se necessário a criação de diversas ferramentas pedagógicas que promovessem a interação entre aluno e professor. Surgiram-se então novos conceitos, tais como: comunidades virtuais de aprendizagem, aprendizagem colaborativa e ambientes colaborativos de aprendizagem. Os ambientes virtuais de aprendizagem são ferramentas que possibilitam a concretização da educação a distância, atendendo competências de habilidades pedagógicas, tais como: conhecimento compartilhado; autoridade compartilhada entre professores e alunos; aprendizagem mediada pelos autores; valorização das diversidades e das diferenças e a construção de significações no processo de aprendizagem. Tais ferramentas devem ser públicas e democráticas proporcionando a construção social do conhecimento. Nesse processo de aprendizagem o professor assume vários papéis, pode-se destacar o “tutor” – ator que promove a interação entre instituição de ensino e alunos e é o grande responsável por manter em alto nível a motivação do grupo que está sob a sua tutela. Percebe-se que ensinar na Ead ainda é um grande desafio. Esse novo formato de aprendizagem exige uma busca constante em termos de tecnologias, ambientes colaborativos de aprendizagem e estratégias de geração de estímulos motivacionais, com vistas a evitar evasão do aluno, provocada pela falta de interesse, ou até mesmo pelas dificuldades em lidar com tanta inovação.
REFERÊNCIA
MOZZER, Luciene Domenici: Ambientes Virtuais de Aprendizagem: Conceitos e Estratégias de Comunicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visitou? Deixe sua mensagem sobre o que você achou desse espaço.