AUTORIA: TEREZINHA MÁRCIA CARVALHO LINO
O acesso às novas tecnologias e a popularização da Internet contribuiu para o grande avanço da EaD. Para que EaD atuasse, de forma efetiva, nesse novo ambiente fez-se necessário a criação de diversas ferramentas pedagógicas que promovessem a interação entre aluno e professor. Surgiram-se então novos conceitos, tais como: comunidades virtuais de aprendizagem, aprendizagem colaborativa e ambientes colaborativos de aprendizagem. Os ambientes virtuais de aprendizagem são ferramentas que possibilitam a concretização da educação a distância, atendendo competências de habilidades pedagógicas, tais como: conhecimento compartilhado; autoridade compartilhada entre professores e alunos; aprendizagem mediada pelos autores; valorização das diversidades e das diferenças e a construção de significações no processo de aprendizagem. Tais ferramentas devem ser públicas e democráticas proporcionando a construção social do conhecimento. Nesse processo de aprendizagem o professor assume vários papéis, pode-se destacar o “tutor” – ator que promove a interação entre instituição de ensino e alunos e é o grande responsável por manter em alto nível a motivação do grupo que está sob a sua tutela. Percebe-se que ensinar na Ead ainda é um grande desafio. Esse novo formato de aprendizagem exige uma busca constante em termos de tecnologias, ambientes colaborativos de aprendizagem e estratégias de geração de estímulos motivacionais, com vistas a evitar evasão do aluno, provocada pela falta de interesse, ou até mesmo pelas dificuldades em lidar com tanta inovação.
REFERÊNCIA
MOZZER, Luciene Domenici: Ambientes Virtuais de Aprendizagem: Conceitos e Estratégias de Comunicação.
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