Powered By Blogger

TICEF 10

Nosso objetivo é publicar notícias e informações sobre as atividades desenvolvidas pelo Grupo 01 do Curso de Tecnologias de Informação e Comunicação no Ensino Fundamental/ TICEF 10, Polo Sete Lagoas-MG.
Quem somos nós? Eliandra, Hermano, Noeme, Thais eTerezinha.
Colaborar em Ação é a oportunidade que temos de atuar sobre o nosso objeto de estudo, estando em colaboração com o outro e garantindo a aprendizagem de forma mais significativa.

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Um pouco de nossos estudos... Gerência do tempo e Planejamento de estudo

A Educação à Distância (EAD) vem transformando o cenário educacional. A oferta/procura por esta modalidade faz com que evidencie um novo perfil de estudante, em que, mesmo a distância todos podem e são capazes de aprender.
Silva e França (2009), apresentam algumas características essenciais que devem ser internalizadas pelos estudantes para que garantam eficácia e eficiência em seu processo de aprendizagem, as quais pontuo abaixo:
  • Dedicação;
  • Disciplina;
  • Vontade de aprender;
  • Superação das dificuldades e da própria inteligência;
  • Criação de estratégias para aproveitar bem o tempo de estudo;
  • Comprometer-se consigo mesmo.
Grandes e constantes são os desafios encontrados no percurso de quem faz um curso em EAD. Entretanto, é preciso ter claro que é um investimento que o estudante está fazendo para si, e para isso precisa desenvolver tais características para que tenha retorno significativo no seu desenvolvimento tanto pessoal como profissional.
Por sua vez, algumas estratégias precisam ser colocadas em prática pelo estudante, que se bem aplicadas, trará sucessos e pontos positivos durante o percurso de sua aprendizagem. São elas:
  • Estabelecer um calendário de estudo, com horários e dias determinados, criando assim um compromisso com o curso;
  • Realizar as leituras e fazer as atividades dentro do tempo fixado, evitando acúmulo de atividades;
  • Escolher um local adequado para realizar as atividades e leituras;
  • Estabelecer critérios e prioridades no ato da leitura, tornando-a mais proveitosa e de fácil compreensão;
  • Inferir e dialogar com o texto utilizando-se do conhecimento prévio;
  • Utilizar de todas as informações disponíveis no mundo que o cerca, buscando outras fontes de pesquisa;
  • Manter organizado em relação ao material de estudo;
  • Desenvolver o hábito da leitura escrita, utilizando-se da escrita na produção de outros textos de sua própria autoria.
Ao incorporar estas caracteristicas e estratégias ao seu cotidiano, o estudante não encontrará tantas dificuldades durante o seu percurso, ao contrátio, saberá lidar com elas, superando os desafios que foram encontrados.


REFERÊNCIA: Módulo de Acolhimento. Volume 1. Fundamentos da Aprendizagem em rede. UAB/UFJF. 2009.
Leia o texto na íntegra:
__________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visitou? Deixe sua mensagem sobre o que você achou desse espaço.